Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

MPF denuncia Lula, Delcídio e mais 5 por obstrução à Justiça

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

MPF denuncia Lula Delcdio e mais 5 por obstruo Justia

Lula: todos são acusados de "agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato"

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quinta-feira, 21, à Justiça de Brasília o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Santos Esteves, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros Bumlai.

Todos são acusados de "agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato".

O caso já havia sido denunciado pelo Procurador Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, em dezembro do ano passado.

No entanto, em decorrência da perda de foro privilegiado do ex-senador envolvido, Delcídio Amaral, e também pelo fato de o crime ter ocorrido em Brasília, a denúncia foi enviada à Justiça Federal do Distrito Federal.

Com essa redistribuição, o MPF do DF foi acionado para se manifestar sobre a ação penal e concluiu pela confirmação integral da denúncia prévia do PGR.

Além de confirmar os elementos apresentados, o procurador da República Ivan Cláudio Marx faz acréscimos à peça inicial, com o objetivo de ampliar a descrição dos fatos e as provas que envolvem os acusados.

Os crimes apontados estão previstos nos artigos , § 1º, da Lei nº 12.850/2013, art. 357 do CP e art. 355 do Código Penal.

Fonte: Exame

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1610
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-denuncia-lula-delcidio-e-mais-5-por-obstrucao-a-justica/364387825

45 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pra mim o Lula é o político mais sem vergonha do Brasil, porque muitos a gente sabe que não presta mesmo, mas o Lula se pinta de anjo. Mas... Direito Penal não é lugar para meus ódios: então que a justiça seja feita. continuar lendo

Sem vergonha é essa seletividade. Tá mais que claro que o objetivo é tirar Lula do cenário político e influenciar a sociedade a odiá-lo. Pois sabem que se Lula for candidato a presidente certamente ganhará às eleições de 2018. continuar lendo

Nilson Levi Oliveira do Rosário,

O PP tem 31 investigados na Lava Jato sendo o maior afetado ... os petistas são apenas os mais chorões.

E quem disse que Lula venceria eleição? No primeiro turno ele se destaca porque esquerdista só tem ele pra votar. Mas no segundo turno quem não vota no PT faz com que qualquer outro candidato o vença.

PT só vive de passado, quando tinha dinheiro no caixa deixado pelo FHC ... todos sabem o que acontece depois. continuar lendo

Eu acho que não existe alguém mais sem vergonha do que aqueles que chamam o Lula de sem vergonha. O Brasil vive o pleno Macartismo. Com uma diferença básica do original americano: não é por ideologismo e por fisiologismo. Se aqui a justiça não fosse psdbista não teríamos o triângulo das bermudas da corrupção: Paraná, São Paulo e Minas Gerais: Só uma palhinha: 30/05/2001 - 10h16
ACM sugere esquema de compra de votos no Congresso
da Folha Online

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) deve fazer um discurso explosivo hoje, às 15h, no plenário do Senado, quando apresenta sua renúncia ao mandato. Ele deve centrar seus ataques em membros do Senado, na atuação de algumas áreas do governo e pode não poupar o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em entrevista ao programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, ACM citou um suposto esquema montado pelo governo para a compra de votos no Congresso, com verbas públicas, e com o objetivo de aprovar projetos considerados importantes.

"Havia uma máquina posta no governo desde o tempo de Sérgio Motta [ministro das Comunicações, morto em 1998], com o objetivo de ficar 20 anos no poder, às custas inclusive do emprego de verbas públicas. Não posso dizer que o presidente comandava esse processo" , afirmou. "O presidente é leniente (suave) com a corrupção e, às vezes, permite que coisas aconteçam por culpa dele."

ACM disse acreditar que o ex-senador José Roberto Arruda tenha mostrado a FHC a lista de como votaram os senadores na sessão secreta que cassou o mandato de Luiz Estevão.

"Acredito que ele tenha conhecimento da lista por dois motivos. Primeiro porque acredito que o Arruda tenha mostrado a ele. Em segundo lugar, ele conversou com várias pessoas, inclusive comigo, sobre problemas de pessoas que teriam ou não votado naquela cassação" , disse ACM.

Para ele, o presidente não teria reclamado ao conhecer a lista. "Essas coisas quando acontecem, as pessoas não ficam indignadas, ficam até satisfeitas na sua curiosidade. Zangado ele [FHC] não ficou."

Antecipando o que pode dizer em seu discurso, o senador atacou atitudes de FHC sobre algumas áreas do governo, especialmente a Saúde e a Fazenda, e sobre a base aliada.

"Acho que ele [FHC] precisa ter coragem de não permanecer querendo forçar uma base aliada que não funciona, a não ser sob barganha, verbas pagas para aprovar projetos importantes" , disse. "Vou citar números da área econômica que são estarrecedores, e tudo [baseado] em fontes oficiais. Acho que o presidente tem que conversar com sua área econômica para mudar o caminho, do contrário, nós vamos para o abismo."

Senadores
O senador pefelista disse que não irá poupar seus colegas de Senado. "Alguns [senadores] foram realmente muito errados. Alguns foram até canalhas" , disse ele, sem citar nomes. "E eu tenho pena dos canalhas, porque os canalhas caem adiante."

Em relação ao processo contra ele no Conselho de Ética, ACM afirmou que FHC estaria satisfeito com o resultado, que o forçou a renunciar. "Se ele [FHC] colaborou ou não, eu não sei. Mas ele não agiu para eu não perder [o mandato]. Ele está rindo", disse.
• Leia mais sobre a quebra de sigilo continuar lendo

Claro que há uma quantidade fantástica de corruptos no país, entretanto o Luís Inácio possui uma capacidade de polarização muito grande e um séquito de atordoados gigantesco. Espero que uma condenação de improbidade, sem deixar de lado as penais, o tirem do jogo político declarando sua inelegibilidade urgente.
Para quem não leu minhas postagens em outros artigos, considero todos os partidos como corruptos como consequência da maneira como foi construído o sistema eleitoral brasileiro. Não atacando ou defendendo nenhum partido em particular, mas do partido A ao partido Z, nas esferas municipal, estadual, distrital e federal a maioria dos políticos deveria estar na cadeia.

http://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/364173005/do-governo-do-povo-ao-governo-das-elites-delinquentes-vota-se-no-politico-mas-são-as-elites-economicasefinanceiras-que-mandam
2º comentário nesta publicação do Luís Flávio Gomes continuar lendo

Lula não é um político amador e por isso nunca se pintou de anjo, ele é muito bom no que faz e é isso que muitos não conseguem engolir. continuar lendo

Quero chamar atenção de todos, Lula, é um homem de bem, que tem em seu currículo a nobre luta em prol de cidadãos brasileiros que passavam fome, lutou para aumentar de forma significativa o numero de brasileiros com educação superior Pro-Uni, trouxe as olimpiadas , pagou o FMI, e cabe salientar que o país passou por momentos de euforia, e de alta credibilidade junto a comunidade internacional.
Porto isto, quero que todos façam uma reflexão, Lula, conquistou muitos inimigos dentro do Brasil, para fazer acontecer muitos projetos necessários, eu cresci lendo, o Estadão,Veja,Folha, isto desde 1970, e acreditava que alguns problemas eram insolúveis, por exemplo o déficit cronico de moradias.
Portanto, aos Magistrados,Promotores, OAB, que de forma natural são corporativistas, é preciso entender as necessidades de um povo, como um todo, eu sinceramente via com perplexidade, nos anos 90, milhares de crianças morrer de inanição num país rico, não, não dá para ficar com ódio do Lula, não dá para Juizes,o MPF perseguirem um homem com um currículo tão extenso em prol de seu povo.
È como tivéssemos num êxtase psicológico, querendo ver o Lula na cadeia, e verdadeiramente temos o réu, é preciso achar com urgência um crime.
E com certeza, Lula, em virtude de sua história, jamais obstruiria a Justiça, a Justiça está obstruindo sua vida, devassando sua família, sua intimidade, tudo para satisfazer os velhos coronéis do Brasil, Agripino Maia,Ronaldo Caiado,Renan,Romero Jucá,Temer,Aècio Neves, é como se quiséssemos voltar para idade média, e ou os anos 90, onde milhares de inocentes basileiros morriam de fome.

1 Responder continuar lendo

Nilson.
Cenário Político e não, "Senário Político". Prova que você é mesmo um Lulopetista. continuar lendo

Obrigado pela observação, Raymundo. Já corrigir o "cenário".
Sou humano! Estou do lado de quem é humano e luta pela igualdade, liberdade e fraternidade do povo. continuar lendo

Por que a pressao e a repressao nao atingem tambem o PSDB? O que é que eles têm que o Lula nao tem? Puxa, os caras desfilam com helicopteros de cocaina; constroem aeroportos no quintal; desviam dinheiro público e sonegam impostos, mas nada acontece com esse grupo! continuar lendo

Ser PTista depois de tantas vergonhas, desmandos, desgovernos, trapaças, roubos, conluios, propina, bando, quadrilha de seus militantes PTistas, deve ser algo fora do comum, algo surreal, algo inusitado se não estiver ameaçado de morte, continuar a ser PTista.

Não digo aqui que os demais políticos sejam bons e honestos, mas os PTistas são descaradamente desonestos, e bem piores do que os demais políticos atualmente eleitos.

Fora Lula, fora Dilma, fora PT, e também, fora Cunha, fora Renan, fora Sarney e todos os iguais a eles.

Que o BRASIL se livre desse tipo de políticos e de todos os seus militantes. continuar lendo

São investigações diferentes. Nessa PT, PP e PMDB são os principais criminosos. continuar lendo

Verdade Carla! continuar lendo

Essa coisa de apontar para o psdb, Pt ou pmdb faz parecer que td.o que está acontecendo no Brasil é obra de alguns políticos.Não é assim, são quase todos eles, com rarissimas excessões.Se procurarmos no congresso nacional dentre os 594 parlamentares e mais os suplentes, provavelmente apenas 10% se salvem. ou seja; essa classe política está toda ela contaminada.Seja Lula,FHC,Dilma,Renan,Cunha,Maluf,Sarney,Color,Gleisi,Vanessa,etc., nenhum deles merece continuar saqueando o país., seria muito bom que fossem todos presos mas que o produto do roubo fosse obrigatoriamente devolvido aos brasileiros de bem.
Portanto, paremos de defender essa raça de viboras. continuar lendo

Lula, Sarney, Renan, Roseana, Collor, o que existe de mais retrógrado na política brasileira populismo, estatismo, coronelismo, peleguismo nos movimentos sociais, censura á imprensa... Ainda tem muita gente pra ser encadeado nessa operação =) continuar lendo

censura a imprensa onde? mais de 50% dos ocupantes de cadeiras no legislativo, principalmente no caso da Câmara é de indivíduos filhos, netos, bisnetos, cunhado, conjugue, etc, de algum políticos, de fato nossa política se baseia muito na "herança política", acredito que nada mais retrógrado do que ficar transferindo voto de geração após geração. continuar lendo

Antes tarde do que nunca para o maior pilantra que o Brasil já conheceu. continuar lendo