Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Haddad remove sigilo e abre cadastro com nome de donos de imóveis

Lista será exposta em mapa da cidade dentro de 30 dias; para a Prefeitura, ação reforça medidas de transparência após Máfia do ISS

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Haddad remove sigilo e abre cadastro com nome de donos de imveis

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT)

São Paulo, 09 - A Prefeitura de São Paulo vai publicar na internet a relação com nome, metragem do lote e código do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de todos os cerca de 3,3 milhões de imóveis da cidade. A relação estará no recém-lançado site Geosampa, que reúne informações da cidade em um mapa georeferenciado.

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), a decisão foi tomada após a Controladoria-Geral do Município, a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Finanças chegarem ao entendimento de que o cadastro público não deveria ser mantido em sigilo, como era feito até então. Havia entendimento de que os dados, que podem revelar o patrimônio dos cidadãos, era protegido por sigilo fiscal.

"Esses dados já são públicos. Mas era preciso fazer buscas nos cartórios e pagar por isso" , disse o prefeito. "Isso foi discutido com toda a administração e chegou-se no entendimento que isso (o sigilo) era um obstáculo criado artificialmente", completou.

A proposta é que os cidadãos possam ter acesso ao próprio cadastro, verificando, por exemplo, se a metragem lançada na base de dados, para fins de cálculo do IPTU, estejam corretos. Mas a abertura dos dados vai permitir também verificar se o dono do terreno de determinado imóvel, como um shopping, é a mesma pessoa ou empresa que se apresenta como dono.

"A ocultação de bens é uma das formas mais comuns de se investir recursos obtidos ilicitamente", concluiu Haddad. A expectativa é que a medida iniba a lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis dentro da capital paulista. São Paulo é a primeira cidade do País a adotar tal medida.

"É uma das ações que reforçam as mudanças para transparência na secretaria de Finanças depois da crise gerada em 2013, quando a Máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS) foi descoberta", afirma o secretário da Pasta, Rogério Ceron.

A ação, divulgada nesta quarta-feira, 9, foi planejada para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Além dessa ação, a gestão Haddad divulgou a criação de um novo órgão, a Coordenadoria de Defesa do Usuário do Serviço Público Municipal (Condusp), para acompanhar queixas de cidadãos quanto à qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura, e a criação de um manual de conduta para empresas que prestam serviços ou bens à Prefeitura.

O novo órgão deverá analisar as queixas recorrentes de postos de saúde ou escolas e propor termos de ajustamento com os gestores dos órgãos fiscalizados. Já o manual de conduta servirá para as próprias empresas fornecedoras, no caso de alguma denúncia de irregularidade, apresentar sua defesa - caso cumpra as regras.

Fonte: Em

  • Publicações375
  • Seguidores4383
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações726
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/haddad-remove-sigilo-e-abre-cadastro-com-nome-de-donos-de-imoveis/265646849

Informações relacionadas

Marcelo Akinori Nakamura, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como saber quem é o dono do imóvel?

Marcelo Akinori Nakamura, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como descubro quem é o dono do imóvel?

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

É legal a cobrança de taxa de vistoria do imóvel?

28 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não gosto do PT, mas achei a medida coerente.

Basta raciocinar: se a informação já é pública, para quê condicioná-la ao pagamento de emolumentos cartorários?

Temos que reconhecer o mérito onde há mérito.
Parabéns, Haddad. continuar lendo

analise de forma neutra, pouco importa se vc gosta do PT, o que importa é como a pessoa administra e se faz bem para os administrados. continuar lendo

Sr. H. Santos! Permita-me discordar de seu motivo para a crítica baseado no usucapião administrativo. Se tal fosse o motivo a Prefeitura não precisaria expor dados que já são de seu domínio administrativo. continuar lendo

A medida é muito benéfica pois atende ao interesse público e à lei de transparência. continuar lendo

Ótima medida que obedece ao princípio da publicidade (transparência), reduz custos com consultas em cartórios e ajuda a inibir a especulação e a ocultação de bens vultosos por sonegadores. continuar lendo