Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Processo de impeachment de Dilma: perguntas e respostas

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Processo de impeachment de Dilma

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O que acontece agora?

A autorização é apenas o primeiro passo. Agora, o pedido será analisado por uma comissão especial formada por deputados de todos os partidos, proporcional ao tamanho de cada bancada. A presidente terá um prazo para se defender. A comissão vai dar um parecer a favor ou contra a abertura do processo, que vai ao plenário. Se os parlamentares decidirem pela abertura do processo de impeachment, por dois terços dos deputados, Dilma será obrigada a se afastar do cargo por 180 dias, e o processo seguirá para julgamento do Senado. Veja abaixo a tramitação completa.

O que está sendo analisado?

Os juristas atacam as chamadas "pedaladas fiscais”, prática atribuída ao governo de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária, o que atentaria contra a probidade da administração e contra a lei orçamentária. A denúncia é de que houve crime de responsabilidade, uma das hipóteses em que um presidente poderia ser impedido de continuar exercendo seu mandato.

O que é um crime de responsabilidade?

São infrações cometidas por agentes políticos no desempenho de sua função que atentem contra a Constituição, a probidade da administração, lei orçamentária, entre outros, que estão previstos em lei.

Isso significa que a presidente será impedida?

Não. O que existe agora é uma denúncia, que passará pelo crivo de uma comissão especial, que proferirá um parecer sobre se ela pode ou não ser julgada. Ainda serão ouvidas testemunhas, poderão ser realizadas diligências, e a presidente poderá apresentar sua defesa.

O que Dilma disse sobre o pedido de impeachment?

A presidente se manifestou algumas vezes após a apresentação de pedidos de impeachment contra ela na Câmara. Em outubro, ela afirmou que a oposição tenta chegar ao poder por meio de" golpe "e busca" construir de forma artificial o impedimento de um governo eleito ".

Qual a argumentação de Eduardo Cunha para decidir acolher o pedido?

Em entrevista coletiva na Câmara, Cunha afirmou que,"quanto ao pedido mais comentado por vocês proferi a decisão com o acolhimento da denúncia"."Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente mesmo a votação do PLN 5 não supre a irregularidade", disse.

A presidente continua no cargo?

Sim. O afastamento do presidente do cargo só ocorre se a Câmara aprovar, por votos de dois terços de seus membros (342 votos dos 513 deputados). Nesse caso, são até 180 dias de afastamento.

Quem apresentou o pedido?

Os juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior registraram o pedido no 4º cartório de notas de São Paulo. Ele também é assinado pela advogada Janaina Paschoal, professora da Universidade de São Paulo, e por representantes de movimentos contra a corrupção.

Fonte: G1

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2917
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-de-impeachment-de-dilma-perguntas-e-respostas/262953333

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Haha, a Dilma ficou igual a uma barata tonta. Na hora do discurso dela, ela aparentava nervosismo, insegurança. Só sabe ficar lendo o que escrevem. Ela é artificial e não sabe falar nada sem olhar um script. É lamentável.

Dito isso, o PT e Dilma são burros ou se fingem de burros. Primeiro porque é sabido que o impeachment não interessa à oposição. Principalmente pelo fato do Vice Presidente assumir o lugar da Presidente, caso esta venha a sair.

Segundo que pelo motivo que acabei de elencar acima, o impeachment interessa a quem está e faz parte do Governo. Basta ver o que há de comum entre o Presidente da Câmara Eduardo Cunha e o Vice Presidente da República Michel Temer.

O que ambos têm em comum? Ambos são do PMDB, partido que compõe o Governo. E quer queiram admitir ou não, o PMDB é tão governo quanto o PT. Ocupa a Vice Presidência, ocupa vários Ministérios. Se o Cunha é dissidente ou não, isso é irrelevante. O PMDB não moveu uma palha para tirá-lo de onde ele está agora, o que nos permite assumir que o PMDB quer mais é que o impeachment tenha andamento.

PMDB é o verdadeiro Cavalo de Troia que o PT acolheu. E o PT acusando a oposição, Aécio. Aécio e oposição estão trabalhando em outra iniciativa, a impugnação do mandato de Dilma pelo TSE, essa sim hipótese que culmina na queda dela e do vice, e convocação de novas eleições. Isso é pouco noticiado pela imprensa, mas está em curso.

O impeachment é uma cortina de fumaça para a oposição. O governo perde tempo nisso e a impugnação ganha força enquanto isso, em outra área. continuar lendo

Isso é o que acontece quando se tem um povo ignorante e submisso.
Acreditaram em Lula e ele habilmente colocou uma desqualificada (para o cargo) na presidencia da república.Contam histórias do R.G. do Sul, dando conta que Dilma tinha uma loja de R$ 1,99 (em Porto Alegre) e que foi a falência por incapacidade empresarial dela.Será verdade ou mentira? Não sei, mas o que vimos em 13 anos , 8 como pres.do conselho da Petrobrás e chefe da casa civil, e mais (quase) 5 como ´presidente, é de arrepiar os cabelos e dar razão aos comentários dos gaúchos.
Essa senhora é totalmente desprovida de CAPACIDADE gerencial e intelectual para comandar uma Prefeitura, imaginem um país como o Brasil?
Penso mesmo que não tem as minimas condições de ser nem mesmo dona de casa e nesse caso seu orçamento doméstico, provavelmente não bateria ao final do mês.
Olhem só onde LULA e o PT nos meteram. continuar lendo

Espero que tenha, de fato, poder para derrubar essa corja. continuar lendo

Essa menina vai longe, será uma grande jurista num futuro bem próximo, escreve muito bem, tem objetividade na exposição do tema e ótima no conteúdo. continuar lendo

Infelizmente essa senhora continuará no cargo como também continuarão suas medidas rasteiras para desconstituir a gravidade da situação e a incompetência dela e de seu partido. continuar lendo

Estou começando a acreditar que o mal (Cunha) se destrói com o mal (Dilma). continuar lendo