Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Por que subir o preço do WhatsApp?

Whatsapp: se você já paga para acessar a internet do celular, deve ser livre para escolher usar seu pacote de dados como julgar mais adequado.

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Por que subir o preo do WhatsApp

Você paga à sua operadora de celular para usar a internet (no 3G ou 4G). Paga pelo uso da rede, não pelos sites que visita ou pelos aplicativos que usa. Agora, imagine que, além de pagar pela utilização, a sua operadora diga que você tem de pagar mais se quiser acessar determinado aplicativo ou site.

Não faz o menor sentido: se você já paga para acessar a internet do celular, deve ser livre para escolher usar seu pacote de dados como julgar mais adequado – desde que não esteja fazendo nada de ilegal.

Mas algumas operadoras de celular querem algo nessa linha. Pressionam o governo pela regulação do WhatsApp nos mesmos moldes em que são reguladas. Afinal, o aplicativo provê serviços de telefonia – defendem as operadoras. No entanto, isso provavelmente fará que um serviço que hoje é quase de graça (você, bom lembrar mais uma vez, já paga por seu pacote de dados) passe a ter preços mais altos.

Sim. Você, consumidor, perde nessa história.

Uma das reclamações das companhias de celular é que o uso do WhatsApp sobrecarrega a rede. Isso é verdade? Sim, mas é uma condição de qualquer coisa que envolva internet móvel: acesso ao Google, contas de e-mail, Facebook e por aí vai.

Então por que o uso do WhatsApp deveria ter atenção específica?

É verdade que o aplicativo consome mais dados que um serviço de e-mail, por exemplo. Mas isso já está, como dizem os economistas, “no preço”. Ora, ao usar bastante o aplicativo, você gasta uma parte maior do seu pacote de dados e sobra menos para outras coisas. Certo? Se é assim, o WhatsApp já é “mais caro” para você quando pensamos no uso de dados.

Na verdade, a mudança tecnológica permite que vários bens e serviços tenham custos reduzidos ao longo do tempo. Ao fazer uma ligação pelo WhatsApp, você não precisa usar a rede de telefonia celular e o preço é bem menor. Isso beneficia enormemente o consumidor, mas ameaça empresas do setor que investiram pesado numa tecnologia que está se tornando obsoleta.

Essas companhias estabelecidas lutarão com unhas e dentes para dificultar a difusão da tecnologia nova. Inclusive tentando influenciar políticos e reguladores. Há exemplos disso em outras atividades econômicas, como no caso “taxistas Vs. Uber”.

No entanto, no caso das companhias de celular, essa luta já começa perdida. Elas podem até fazer com que o WhatsApp seja regulado. Mas a tecnologia de fazer ligações pela internet não irá desaparecer. Se o WhatsApp for mesmo derrotado, no dia seguinte aparecerá outro aplicativo com a mesma funcionalidade.

Fonte: Exame

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações657
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-subir-o-preco-do-whatsapp/250797190

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezada Camila, parabenizo pleo conteúdo.

Infelizmente ando tão descrente com a nossa política e os políticos, está difícil não pensar o contrário, tenho certeza que se o lobby for generoso para com eles, o prejudicado será o consumidor.
Alguém discorda? aberto a controvérsias.
Abraços continuar lendo

Infelismente é sempre assim, para que meia dúzia ganhe alguns milhões, milhões podem ser prejudicados.
Mas não é exclusividade nossa, fugindo um pouco do tema central, hoje assistindo ao filme Atirador Americano baseado em fatos reais, quando um iraquiano pede 100 mil dólares para dar uma informação o oficial comenta que pode fechar o acordo que o valor será repassado por um EMPREITEIRO.
TRISTE NÃO? continuar lendo

Ai meu bolso... continuar lendo

Concordo com você Camila em diversos pontos, principalmente no investimento em tecnologia que está cada vez mais "obsoleta" como no caso das chamas, mesmo acreditando que o serviço não irá sumir, hoje no brasil o serviço de voz alternativo é usado em maior parte através do Wi-fi, já que nosso serviço de dados se comparado com outros países, não são dos melhores. Talvez com um investimento maior na infraestrutura de dados móvel, as operadoras pudessem ter um minimo de preocupação, mas não nesse caso. continuar lendo

O pior é que, com a dose certa de influência, bizarrices como essa podem passar no Brasil... continuar lendo