Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plágios em trabalhos acadêmicos

"Um sistema online para detectar plágios em trabalhos acadêmicos, chamado Copia e Cola, foi um dos selecionados na Operação III do Programa Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)"

Publicado por Camila Vaz
há 9 anos

O site já está em funcionamento com apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e seu sistema pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa. O coordenador do Copia e Cola, Davidson Mazocco Davi, explica como funciona o programa: “após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho.

Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho.”

A idealização do software online surgiu da dificuldade dos professores da UNOESC em analisar a originalidade dos trabalhos entregues pelos alunos, verificando na internet os parágrafos suspeitos, tarefa que exigia atenção e algumas horas de pesquisa por parte dos professores. “A ideia foi justamente criar uma ferramenta que realizasse esse trabalho e mostrar de que endereços da internet isso poderia ter sido retirado”, diz o coordenador do projeto.

No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola. Davi afirma que o incentivo da FAPESC deu à equipe mais tempo para desenvolver o sistema, permitindo o lançamento de novas versões mais rapidamente, além da remodelagem do site para deixá-lo mais amigável e bonito.

Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plgios em trabalhos acadmicos

Fonte: http://www.copiaecola.com.br/copiaecola/

.

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2593
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/software-gratuito-criado-em-santa-catarina-detecta-plagios-em-trabalhos-academicos/183852854

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Passamos quase um ano confeccionando nosso trabalho científico e depois alguém vem, recorta e cola nossos conhecimentos...
Uma lástima! continuar lendo

È muita generosidade compartilhar. Parabéns pela atitude. continuar lendo

Obrigada ! continuar lendo

Muito bom ter ferramentas que nós ajudem a ter a certeza que nossos
trabalhos acadêmicos são realmente originais. continuar lendo

Em quase 10 anos dando aulas em faculdades o que eu mais vi foram trabalhaos plagiados. O mais engraçado é que conhecendo os alunos, o professor detecta a cópia já nas primeiras linhas ... continuar lendo