jusbrasil.com.br
26 de Agosto de 2019

Você sabia que sogra é para sempre?

Camila Vaz, Advogado
Publicado por Camila Vaz
há 21 dias

Se você é daqueles que acha que sogra boa é a sogra dez... dez quilômetros de distância de você, ou que acha que se sogra fosse coisa boa, Cristo não teria morrido solteiro, tenho uma péssima notícia pra te dar:

SOGRA é PARA SEMPRE! Pelo menos para o direito.

Juridicamente falando, não existe Ex-sogra.

A partir do momento que você junta as escovas de dente, segundo o código civil, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal. E quais as consequências disso na vida prática?

A mais comum para exemplificar o vínculo eterno, é a impossibilidade de genros contraírem união com “ex sogra.”

Segundo código civil genros e noras estão impedidos de casar ou viver em união estável com seus ex-sogros e ex-sogras, caso o casamento seja celebrado, será ele NULO de pleno direito.

Além disso os sogros e sogras podem ser acionados em ações de alimentos, casos seus filhotes não arquem com pensão alimentícia.

E em sucessão hereditária, na famosa confusão de família chamada divisão de bens na herança, a sogra e o sogro concorrem com o cônjuge no direito sucessório.

Ressalta-se que este parentesco será até que a morte o separe, porque em vida, a separação nunca acontecerá. Sogra é parente para sempre! Eita, festa! Tenho certeza que você está muito mais feliz após essa informação. Direito também é conhecimento. Achou ruim? Imagine pra Gretchen e para o Fabio Junior que acumulam sogras por onde passam.

Gostou do texto? A intenção é levar conhecimento jurídico de forma leve e divertida. Continue acompanhando as próximas publicações.

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que notícia triste ... ainda bem q minha sogra não se chama esperança..... rsrsrsr continuar lendo

Nem Dona Esperança e nem Dona Perpétua, né. Kkk continuar lendo

Ótimo art. Parabéns continuar lendo

Vejam bem, todos, com raras excessões, algum dia serão sogros e sogras, esta é a parte menos traumática dessa noticia. continuar lendo

Sabia. E considero uma lástima. Se não estou mais com o filho dela, pq teria q aturá-la como sogra o resto da vida. A mãe é dele, ele q está condenado à ela. Eu me libertei. continuar lendo