Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Projeto do Senado prevê que apenas médicos possam fazer tatuagens

O PLS 350/2014, de autoria da Senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), também trata de outras atividades exclusivas a médicos que estariam sendo realizadas por profissionais sem qualificação adequada.

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Projeto do Senado prev que apenas mdicos possam fazer tatuagens

Um Projeto de lei declarado apto para votação no Senado tem causado temor entre tatuadores e amantes da arte na pele: o PLS 350/2014, o Ato Médico, de autoria da Senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), prevê que apenas médicos sejam aptos a fazer qualquer “invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos”, e a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção, sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou sem o uso de agentes químicos ou físicos”. A dúvida é: Isso significaria que só médicos poderão tatuar?

Ao blog Tattoo, do O Globo, o consultor legislativo Sebastião Moreira — responsável pela mediação dos debates que resultaram na formulação do projeto — reconheceu que há problemas na construção do texto, mas ressaltou que os artistas não devem se preocupar. “Toda a delimitação do PL foi pensada nos profissionais da saúde, e não nos tatuadores, que são artistas. No entanto, não haverá problemas com as tatuagens. Essa lei vai demandar que mantenha os tatuadores de fora”, explicou à publicação.

Para Moreira, o certo, agora, é inserir os tatuadores no projeto com caráter de exceção. “A solução mais interessante seria um inciso livrando os tatuadores das regulações. O texto ainda vai ser votado, essa é a hora de cada um apontar as mudanças necessárias”, afirmou.

No entanto, diante da possibilidade de aprovação do projeto, internautas têm se manifestado na rede No site E-cidadania, portal do Senado que permite maior interação entre a Casa e a sociedade. Quase 106 mil pessoas votaram contra a aprovação do projeto, enquanto mais de 75 mil se mostraram a favor.

O projeto de lei estabelece outras atividades exclusivas a médicos, para evitar que elas sejam realizadas por profissionais sem a qualificação necessária. “Alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária. Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidades”, diz o texto no site do Senado.

Fonte: metropole

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1027
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-do-senado-preve-que-apenas-medicos-possam-fazer-tatuagens/364985636

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Brasil seria o primeiro país do mundo a cometer esse grande absurdo. As pessoas acabariam viajando para fazer tatuagens, pois o tatuador é um artista e o que não é, por vocação, o caso do médico. Acho imprescindível que deva haver fiscalização rigorosa em relação a esterilização de instrumentos, ambientes, métodos e materiais usados pelos tatuadores, mas disso a transformar em ato médico não me parece um ideia séria. continuar lendo

Um profissional da odontologia passa cinco anos em formação (fora as especializações) e corre o risco de não exercer a profissão porque "não é medico." Um nutricionista não pode receitar uma dieta, porque estuda cinco anos pra isso, e no fim não pode fazer porque "não é medico." Daqui a pouco nós, operadores do direito, também não vamos poder exercer a função, porque não somos médicos. A que pontos chegamos ! continuar lendo

Mas nós operadores do direito nada podemos fazer mesmo antes de obtermos aprovação na O.A.B, aliás somos a única classe de profissionais que passamos por mais essa provação ao fim da graduação. abraço Isabela. continuar lendo

Vamos operar o direito. continuar lendo

É absurdo um projeto como esse! continuar lendo