Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Ex-detento apresenta TCC para juíza que o permitiu estudar

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Ex-detento apresenta TCC para juza que o permitiu estudar

Formando do curso de direito da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Lincoln Gonçalves Santos, defendeu seu TCC na semana passada, no Campus Kobrasol, em São José, região metropolitana de Florianópolis.

Até aí nada de anormal. A não ser o fato de Lincoln ser um ex-detento e de ter convidado a juíza que lhe concedeu a liberdade condicional para estudar para compor a banca avaliadora.

O trabalho defendido por Lincoln sobre o sistema prisional brasileiro obteve a nota máxima -10.

A juíza Denise Helena Schild de Oliveira, titular da Comarca da 3ª Vara Criminal da comarca da Capital, diz ter ficado satisfeita com o convite e, de forma emocionada, enfatizou: “Nem sempre se tem ideia do quanto é gratificante fazer justiça, abrindo caminhos e oportunizando a ressocialização de quem esteve à margem da sociedade”.

Fonte: catracalivre

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4841
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-detento-apresenta-tcc-para-juiza-que-o-permitiu-estudar/355190717

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Salvou-se uma alma do purgatório. Bom para a juiza, bom para a sociedade e "ótimo" para ele, pois trilhar os caminhos do crime, dificilmente traz felicidades para o criminoso. Por esse e outros motivos, como ex-PM e profundo conhecedor de prisões e prisioneiros, inclusive o famoso Carandiru, sempre fui da opinião de que todos os prisioneiros (menores e ou maiores de idade) deveriam trabalhar, ter aulas ocupacionais (arte, música, etc) e estudar caso queiram. Do jeito que ainda julgo estar hoje, são verdadeiros depósitos de seres humanos enjaulados, com superlotação nos presídios do país todo. continuar lendo

Perfeita a sua colocação! Ser improdutivo não faz bem nem pro indivíduo nem pro Estado, além de dificultar a ressocialização. continuar lendo

É sinal que os Bolsonaristas estão errados em disseminar tanto ódio na sociedade brasileira. Há luz no fim do túnel da exclusão social. continuar lendo

Não, caro Marcelo,

Embora eu não seja "bolsonarista" você equivocou-se em sua colocação.

Na verdade, é sinal de que quando o ser humano deseja e quer realmente mudar de vida, não interessa a precariedade do sistema prisional, nem opressão social, nem questões raciais, nem nada.

Ele apenas provou que o fato de ser ex-detento e de ter sido segregado no falido sistema penitenciário brasileiro, não o impediu de se ressocializar, estudar, e dar "a volta por cima".

Ou seja, ele apenas confirma que questões econômico/político/jurídico/sociais não são fatores por si só determinantes para que um indivíduo ingresse e permaneça no mundo do crime.

Mas respeito sua posição.

Até. continuar lendo

Também acredito que a colocação está fora do contexto. Bolsonaro pede por mais rigor na lei... E nós, povão, deveríamos pedir por leis melhores! continuar lendo

Concordo com vc Renato. O mérito é do rapaz que soube aproveitar a oportunidade dada pela Juiza, dedicando-se aos estudos até a conclusão do curso. Parabéns para ele. continuar lendo

Não estou equivocado, fui mal compreendido por vocês... O que quero dizer é que o discurso de ódio contra as minorias estão errados, que o estado de erraticidade das pessoas não é exatamente definitivo, que ele pode ser alterado... Por isso criaturas como Bolsonaro e Adolf Hitler precisam ser combatidas.. continuar lendo

Marcelo, sou simpatizante do Bolsonaro, mas nem por isto devo concordar em "tudo" o que ele pensa e ou fala. Por ex. quanto ao "bate-boca" com os seus "adversários" em Brasilia, não aprovo, pois ele deveria ter mais jogo de cintura, e usar outros meios legais, que lhe são conferidos por lei, e não ter entrado no "jogo sujo dos outros". Renderia menos dor de cabeça... continuar lendo

Senhor Marcelo,

Fazem poucos dias um cidadão aqui do Jusbrasil comparou (sem qualquer distinção) os integrantes do estado islâmico com os evangélicos. Não sei exatamente que nome dar a isso, mas com certeza se caracteriza como flagrante falta de argumentos sólidos para um debate. Bom senso então... passou longe. Ninguém precisa gostar de evangélicos, mas nunca ouvi dizer que jogassem bombas sobre escolas, aeroportos, hospitais. Nunca ouvi falar que degolassem, queimassem, crucificassem pessoas vivas por ai.

Você acaba de comparar Bolsonaro a Hitler. Você tem certeza disso? Ambos agiram da mesma forma? Seus atos e discursos são os mesmos? Olha caro Marcelo, qualquer indivíduo que seja da área do Direito vai saber diferenciar liberdade de expressão com genocídio.

Mesmo que o Bolsonaro tenha cometido ou venha a cometer excessos em suas afirmações, não dá para comparar, por exemplo, ao holocausto que foi praticado sob o comando de Adolf Hitler. Pra não falar que tal ditador era de um partido socialista. Bolsonaro é conservador, de direita. continuar lendo

Comparei sim Renato Batista, porque os dois disseminaram ódio e segregação de minorias... Se ele tivesse a liberdade de ação de Hitler com certeza estaria executando minorias e isolando-as em guetos. Como acho que alguns evangélicos são bem fundamentalistas e se pudessem estariam queimando, por exemplo, homossexuais em fogueiras.... Para mim Bolsonaro e seus seguidores são uma seita de pessoas satânicas, que a sociedade brasileira deve tomar o maior cuidado, não são boas almas... continuar lendo

Marcelo,

Se me permite, quero lhe fazer uma pergunta e algumas ponderações acerca de sua resposta. Caso queira e não se ofenda, me responda por favor.

Queria que você me explicasse o que seria, de de fato, o fundamentalismo de "alguns evangélicos"? Me dê alguns exemplos reais? (quero apenas compreender seu ponto de vista)

Você disse que os dois (Hitler e Bolsonaro) disseminaram ódio e segregação de minorias. Não tenho dúvidas quanto ao Hitler. No entanto, por gentileza, a título de exemplo, queria que você analisasse trechos de dois representantes dessas "minorias" no Brasil, e ao final me explicasse se tais falas consistem em ódio ou são apenas pura liberdade e defesa das "minorias. Os seguintes:

Trecho de um discurso do Sr. Vagner Freitas, Presidente da CUT, realizado no Palácio do Planalto, quando a Presidente Dilma ainda estava no poder. (justamente o local onde esse discurso não deveria ter sido feito):

“Somos defensores da unidade nacional na construção de um projeto nacional de desenvolvimento para todos e para todas. E que isso implica agora nesse momento ir para as ruas ENTRINCHEIRADOS com ARMA NA MÃO se tentarem derrubar a presidenta Dilma Rousseff” (https://www.youtube.com/watch?v=bEmdNpjxJwo)

Trecho do Sr. Mauro Iasi, ex-candidato à Presidente pelo PC do B:

defendeu para conservadores de direita" um "bom paredão" , uma "boa espingarda" , uma "boa pá" e uma "boa cova" (https://www.youtube.com/watch?v=e1ShzY0Ygr8)

Marcelo, tais falas de representantes comunistas, de esquerda, ditos representantes das "minorias" são a mais bela representação do amor ao próximo? São exemplos a serem seguidos pelos seus seguidores? São Boas almas?

Marcelo, vejo estudantes, militantes de esquerda, comunistas, defensores das "minorias" aclamando o nome do médico argentino Ernesto Che Guevara, ícone da dita revolução cubana. No entanto, o que esse cidadão fez em Cuba, foi matar milhares de homossexuais, negros, mulheres, e aqueles que não se aderiram ao movimento.

Estranho isso, pois as chamadas "minorias" ainda o aplaudem, se vestem com sua bandeira. Não sei se isso é ignorância, alienação ou ambos. (?????) O que você acha de Che Guevara? Fidel Castro? São boas almas da esquerda? Exemplos a serem seguidos?

Me fale também sobre o Marighella, guerrilheiro esquerdista que escreveu o Manual Urbano da Guerrilha, onde ensina técnicas de tortura, de execução, de massacre, contra qualquer um que não seja comunista.

Olha, caro Marcelo, precisamos estar atentos pois o direito que as "minorias" invocam (liberdade, respeito, reconhecimento, participatividade...) é também inerente aos demais cidadãos. (falo da mesma essência do Direito)

Obrigado pelo bom debate. continuar lendo

A humanidade tem solução. Só precisa ser humana.

Belo exemplo! continuar lendo

Sensacional! continuar lendo