Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vídeo que circula na web expõe garota nua após estupro: Saiba como denunciar casos como esse

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Um vídeo compartilhado no Twitter nesta quarta-feira (25) por um brasileiro identificado na rede social como Michel gerou revolta e mobilização na internet. Em seu perfil, o homem, que mora no Rio de Janeiro, publicou uma gravação de uma mulher nua e desacordada aparentemente após ser vítima de estupro.

O vídeo mostra em detalhes os seios e os órgãos genitais da garota, cercada de homens que diziam claramente tê-la estuprado coletivamente. Na legenda, Michel escreveu: "Amassaram a mina, intendeu ou não ou não intendeu? Kkk" (sic). Um internauta que compartilhou as imagens afirma que a vítima teria sido estuprada por 30 homens. Confira o print de algumas imagens que estão sendo denunciadas:

Vdeo que circula na web expe garota nua aps estupro saiba como denunciar

Vdeo que circula na web expe garota nua aps estupro saiba como denunciar

Após essas publicações, internautas começaram a se mobilizar e a pedir que outros usuários não divulguem o conteúdo. "Gente, sobre esse vídeo de estupro circulando: não vejam. Não espalhem. Só expõe mais a menina. Denunciem", lembrou uma internauta.

Além disso, não é correto denunciar o perfil do autor do material em sua timeline, porque isso ajuda a divulgá-lo. Para que algo assim seja encaminhado às autoridades responsáveis, o correto é usar a Direct Message do Twitter ou órgãos de denúncia.

Não há novas informações sobre o estado da garota que aparece no vídeo. Segundo o jornal "Extra", os Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) estão conduzindo a investigação do conteúdo divulgado.

Saiba como denunciar casos como esse:

O assédio sexual, segundo a lei

O assédio sexual pode ser configurado como crime, de acordo com o comportamento do assediador. Vejamos:

Assédio sexual: O assédio caracteriza-se por constrangimentos e ameaças com a finalidade de obter favores sexuais feita por alguém de posição superior à vítima. (conforme Art. 216-A. Do Código Penal)

Importunação ofensiva ao pudor: é o assédio verbal, quando alguém diz coisas desagradáveis e/ou invasivas (as famosas “cantadas”) ou faz ameaças. Tais condutas também são formas de agressão e devem ser coibidas e denunciadas. (Conforme Art. 61 da Lei nº 3688/1941)

Estupro: tocar as partes íntimas de alguém sem consentimento também pode ser enquadrado como estupro, dentre outros comportamentos. (Conforme Art. 213 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso)

Ato obsceno: é quando alguém pratica uma ação de cunho sexual (como por exemplo, exibe seus genitais) em local público, a fim de constranger ou ameaçar alguém. (Conforme Art. 233 do Código Penal)

Caso precise de ajuda ou se quer fazer uma denúncia, você pode procurar:


Safernet (denuncia anônima de crime na web)http://www.safernet.org.br/site/

Crimes contra os Direitos Humanos na Internet - http://www.humanizaredes.gov.br/disque100/

Ouvidoria no site do Ministério Público do RJ (http://www.mprj.mp.br/cidadao/ouvidoria)

Polícia Federal (http://denuncia.pf.gov.br/)

Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher)

Delegacia de Defesa da Mulher (www.policiacivil.gov.br)

Secretaria de Políticas para as Mulheres: ouvidoria@spm.gov.br e spmulheres@spmulheres.gov.br

Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública

Fonte: Catracalivre

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134791
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/video-que-circula-na-web-expoe-garota-nua-apos-estupro-saiba-como-denunciar-casos-como-esse/342413970

Informações relacionadas

Em Sarandi, mãe é presa sob a acusação de deixar sua filha ser abusada por tio

JurisWay
Notíciashá 13 anos

Garota de 9 anos era estuprada todos os dias e obrigada a se ajoelhar em grãos de milho

Notíciashá 16 anos

Jovem de 19 anos foi aprisionada e abusada sexualmente por nove anos em Luziânia.

46 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nada justifica esse ato brutal contra uma menina, nem o local que ela frequentava, nem as pessoas com quem ela se envolvia, nem mesmo a roupa que ela usava ou usa.
Violência é sempre violência seja com quem for. Com uma menina indefesa pior ainda.

Ela com certeza, assim como outras crianças, merecem ser protegidas, em primeiro lugar pela família, pelos pais, em segundo lugar pela sociedade, e pelo Poder Público.

Fico triste ao tomar conhecimento de uma notícia como essa, tenho um filho e uma filha, que amo e respeito como qualquer ser humano merece ser respeitado. continuar lendo

Fiquei sabendo do caso hoje e, lendo um pouco a respeito, não me espantei. Uma menina que desde os 13 anos frequenta favela para se juntar com bandidos e usar drogas, não poderia esperar que nada lhe acontecesse de ruim. Infelizmente é mais uma que aprendeu da pior forma e talvez nunca se recupere desse trauma.

Agora, cadê os pais que não impõem limites aos filhos? Onde já se viu um pai deixar uma menina de 13 anos ficar vários dias sumida de casa para frequentar favela, se juntar com bandidos e usar drogas? Será que ele acha que os bailes de favela são ambientes para gente dessa idade? Isso que me revolta. Hoje em dia qualquer um bota filho no mundo, mas ser pai realmente está difícil!

Nada de culpar a menina, não, óbvio que não, mas um fato desses é totalmente previsível,
afinal "quem se junta com porco, farelo come". Vocês já viram a letra da tal "baile da favela"? Vocês viram as postagens do facebook dela?

Vocês acham mesmo que isso não era previsível? Não sejam inocentes.

Cadeia nesses vagabundos estupradores.

E fica o alerta para quem é pai...

PS.: quem duvidava que algo assim não era previsível, basta deixar o email que vou mandar umas postagens da menina, com 11 anos de idade já dizia que ia à favela "só para dar pra vagabundo". continuar lendo

Como assim vc não está culpando a menina? "Infelizmente é mais uma que aprendeu da pior forma"??
Quantas vezes vai ser necessário reforçar que a culpa nunca é da vítima?

Vc sabia que idosas são estupradas? Vc sabia que mulheres com roupas longas são estupradas? ah! e sabia também que meninas são estupradas em suas próprias casas? O local que a jovem frequentava não deve ser justificativa, ou até mesmo punição, já que vc citou que ela "aprendeu da pior forma".

Sim, cadeia para os estupradores, e espero pelo menos desejar um futuro onde as mulheres não sejam ensinadas a como não serem estupradas, mas sim um futuro onde os homens sejam ensinados a não estuprar. continuar lendo

Quem está falando de estupro de idosas? Você acha que eu nego uma coisa dessas? Temos 500 mil estupros no Brasil. Estuprador encabeça a minha lista negra, para o seu governo.
Estou falando de uma menina de 13 anos que há 4 anos deixava a família em casa, sumia por dias para frequentar os piores ambientes que se tem conhecimento, para usar drogas, usar bebidas de todos os tipos e tudo em companhia de traficantes que não tem o menor dos remorsos em ordenar homicídios e torturas da pior espécie.

"Infelizmente é mais uma que aprendeu da pior forma"

Isso é culpar a menina? Pra mim parece mais uma constatação do trauma sofrido pela menina, algo terrível e que possivelmente a fará nunca mais querer sair de casa ou não querer ter mais amigos "iguais os amigos do morro". Você não consegue entender a diferença entre a interpretação?

Não tem culpa, MAS ERA TOTALMENTE PREVISÍVEL. Se você não concorda com a minha opinião, paciência. continuar lendo

O mais triste não é o que aconteceu....é ter que ler comentários como o seu!!
Pra você, o fato de andar na favela parece justificar o que aconteceu. Muito triste mesmo que as vítimas sempre são transformadas em culpadas. continuar lendo

"Infelizmente é mais uma que aprendeu da pior forma"

Como assim?

Se foi estupro ela é vitima, que argumentação é essa? continuar lendo

É com esse mesmo raciocínio que os autores pensam que podem fazer o que fizeram. "Ela tava pedindo", "ar novinha guenta" e "ninguém mandou".

Essa mentalidade leva as pessoas a acharem que a mulher é um objeto sexual.

Estupro é a coisa mais repugnante que existe. Abusam da confiança que a mulher ou a situação propõe para acabar com a alma de alguém. Porque estupro não é uma lesão física somente. É uma lesão profunda que a acompanhará para o resto da vida, trazendo tormento quase diariamente.

O pior é ainda ser discriminada por ter sido estuprada. É alguém ainda a chamá-la de puta, vagabunda e etc. continuar lendo

Te expressaste mal?
Comentários como este fazem entender o quanto está arraigada a cultura do estupro. Cruz Credo.

Indiferente de onde diabos os pais estejam, das substâncias que utiliza, da vida sexual dela, de onde ela estuda - e se estuda - ou com quem ela anda: é inquestionável! A comunidade deve ser protetiva e não moralista, como percebe-se neste comentário. continuar lendo

Esses estupradores são uns canalhas nojentos, bandidos, e ainda se gloriam do mal que fizeram a essa jovem, postando o vídeo e tecendo comentários como esses que tivemos acesso.

A autora ensinou como denunciar tais casos. Noutro giro, existem algumas providências que podem, pelo menos, minimizar as possibilidades de uma canalhice dessas:

1 - Selecionar as amizades pode (sim) minimizar as possibilidades de uma mulher ser estuprada, ou sofrer outro tipo de abuso no âmbito dos seus relacionamentos cotidianos.

2 - Não depositar confiança demasiada em "ficante" (outro nome para amante). Não permitir que eles produzam vídeos dos atos íntimos entre o casal, pois esse indivíduo (com exceções) não possui um senso de responsabilidades com você.

3 - Evitar locais dominados pelo crime organizado. Esses elementos não possuem respeito pela vida e pela dignidade humana. Eles julgam e condenam os próprios companheiros (dentro daquilo que eles entendem por justiça), e os queimam vivos dentro de uma pilha de pneus.

4 - Caso você esteja sendo assediada no trabalho, dentro de casa ou no seio dos demais familiares, não espere acontecer. Procure a autoridade competente, registre o fato e exija que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso em questão.

5 - Se ninguém lhe ajudar procure a imprensa e comunique a desídia.

Mesmo tomando todas essas medidas (e outras) você ainda poderá sofrer com a maldade dos outros, contudo, você irá minimizar (e muito) essas possibilidades. continuar lendo

Supondo que o mesmo crime fosse cometido no alto escalão da sociedade, o que mudaria?
Ou apenas nas favelas ocorre tal violência?
A violência é fato, o que precisamos é buscar medidas que impeçam tais atos acontecerem com tanta frequência. Se houvesse pena de morte no Brasil, com certeza não teríamos tantas vitimas e presídios cheios e a falsa ideologia de ressocialização. O poder público deve se importar sim em trabalhar medidas que impeçam a criminalidade em todos os seus anglos seja em favelas, ou em espaços com alta sociedade. E lembrando que a divisão de classes existe porque quem tem dinheiro se acha dono da verdade, da moral e dos bons costumes e não é dono de nada nem da própria vida que o dinheiro não compra..... Se a desigualdade social não fosse tão covarde não haveria tanto sangue derramado. continuar lendo

Que comentário é esse????

Nada, absolutamente nada justifica o estupro!

Não interessa onde ela andava ou com quem. Nenhuma mulher pede para ser estuprada. A culpa SEMPRE é do estuprador. continuar lendo

Socorro com esse comentário colega, violência é violência em qualquer lugar. Ela é um ser humano e ponto e "apenas" por isso não merece ser violentada! Que triste ler sua postagem continuar lendo

Eu entendi o que o William quis dizer e concordo com ele. Foi sim um crime brutal e, claro, que a culpa não foi da menina. Nada justifica um estupro. Mas nós mulheres temos que evitar situações de risco, temos que evitar nos colocarmos em uma posição de vulnerabilidade. Quando uma mulher se embriaga numa festa cheia de desconhecidos, claro que ela não está dando carta branca para algum idiota estupra-la. Mas se tiver alguma estuprador ali, ele vai se aproveitar do estado dela e por ela estar bêbada não vai ter condições sequer de se defender. Então, temos sim que ensinar nossos filhos que em hipótese alguma ele deve estuprar uma mulher, independe de como ela esteja vestida ou do estado dela. Mas também temos que falar para nossas filhas não se colocar numa situação de vulnerabilidade, porque se ela for estuprada a culpa não vai ser dela, porém será ela quem irá sofrer esse trauma e porque não evitar? continuar lendo

Realmente, é um vídeo calhorda, tanto quanto a mídia que o reproduz ou as pessoas que o reproduzem.

E quiçá das pessoas que viralilzam essas coisas que além de inúteis causam prejuízo moral e material às vítimas.

Creio, que talvez com a intensão de "chocar" foi o vídeo novamente viralizado, embora atenuado.

Lamentável! continuar lendo

É isso, Gaddini! Não é essa uma curiosidade sã! Imagine, além de tamanhã violência ainda ter sua imagem da forma mais desumana espalhada pelas mídias, ainda ser exposta por sensacionalismo frio! Por favor, barrem qualquer imagem e vídeo neste sentido! Isto é leviandade, não é entretenimento, nem é compatível com quem, de fato, se comove com a situação da menina. continuar lendo