Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cunha perde votação, manda votar de novo e, aí, ganha

Presidente da Câmara foi derrotado na discussão sobre criação da Comissão da Mulher, que deveria ser adiada, mas forçou nova votação, que aprovou criação do colegiado.

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Cunha perde votao manda votar de novo e a ganha

BRASÍLIA - Numa sessão que entrou madrugada adentro, nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi derrotado numa votação, não admitiu a derrota, arranjou para que o tema fosse votado de novo e, aí, finalmente saiu vitorioso. Os deputados votavam a criação da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa. A Comissão da Mulher foi o centro da polêmica. Na noite de quarta, parlamentares do governo, com apoio de parte de oposição, conquistou maioria para adiar a votação. Mas Cunha anunciou outro resultado e foi questionado pelos deputados vencedores, que chegaram a subir na Mesa Diretora e acusaram o peemedebista de promover um "golpe".

Cunha, então, suspendeu a sessão e, na reunião de líderes, os convenceu de que se as comissões não fossem criadas, muitos partidos iriam ficar sem cargos nesses espaços. Na volta da sessão, então, vários partidos mudaram de posição e passaram a ser favoráveis à criação dessas comissões. Depois de horas de discussão, 220 parlamentares votaram a favor e 167 votaram contra.

Os debates foram acalorados. Parlamentares que defendem as causas feministas foram contrárias à criação com o argumento de que as várias comissões já existentes na Casa já acolhem, discutem e votam projetos de interesses das mulheres.

— Esse projeto fere de morte as conquistas até agora nas comissões. Esses assuntos já são tratados em outros espaços, como a Comissão de Seguridade Social e Família. Essa comissão é um faz-de-conta — disse a líder do PCdoB, Jandira Feghalli (RJ).

O relator do projeto foi o deputado João Campos (PSDB-GO), um dos coordenadores da bancada religiosa na Câmara. No seu parecer, ele incluiu a expressão "nascituro" entre os temas a serem debatidos na Comissão de Seguridade. Discutir o "nascituro" significa, entre outros debates, tratar da questão do aborto. No Congresso, as bancadas evangélica e católica atuam contra a legalização do aborto e até mesmo contra a manutenção dos chamados "abortos legais", que são os que envolvem risco de vida para a mãe ou gravidez derivada de estupro. A inclusão do "nascituro" irritou várias parlamentares.

— O que esse jabuti (inclusão de assunto que não tem relação com o tema num projeto), o nascituro, está fazendo nesse texto?! Nosso estado é laico. Não ajuda em nada assim. E gostaria de ver os que se dizem em defesa da vida em ir para a frente de um asilo e protestar contra as mortes de idosos por falta de água — disse Cristiane Brasil (PTB-RJ).

Ligada à bancada católica, o deputado Flavinho (PSB-SP) reagiu às críticas da parlametar.

— As entidades religiosas são as que mais apoiam idosos, mulheres, aidéticos. As mulheres de verdade, que estão lá fora, não querem empoderamento. Querem é ser amadas — disse Flavinho, que foi vaiado por parte do plenário.

Um dos deputados reagiu de sua cadeira:

— Querem ser belas, recatadas e do lar.

Fonte: O globo

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4626
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cunha-perde-votacao-manda-votar-de-novo-e-ai-ganha/329229524

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Este canalha, corrupto, tem respaldo dos comparsas, golpistas, até quando isto vai durar? Fora Cunha!!!
É inadimissível essa corja de bandidos na Câmara no Senado. Mas vai ter luta!!! continuar lendo

Joel Carvalho - Esse é uns dos problemas e vantagens do parlamentarista. Dependência dos votos de outros partidos para aprovação ( Coalizão ).
Hoje, estamos vivendo uma crise política, onde as pessoas só querem soluções imediatistas e rápidas.. E quando são defrontadas com um ponto divergente já taxam de petralha ou coxinha. continuar lendo

quanto mais eu leio matérias relacionadas a políticos, mais eu me envergonho continuar lendo

Pois não devemos nos envergonhar Ivete, pois eles é quem estão cometendo atos odiosos, agora só temos que aprender a votar né..... continuar lendo

Eu também sinto muita vergonha e indignação com todas as coisas que está acontecendo, sou brasileira tenho 64 anos como explicar aos meus filhos e netos os rumos que a politicagem está levando o nosso País. continuar lendo

O tema aborto não tem relação se Eduardo Cunha é corrupto ou não, e muito menos uma pseudo divisão entre religiosos contra e todos os outros que seriam (portanto) a favor. Matéria tendenciosa com viés político, onde deveria zelar pela discussão jurídica. Eduardo Cunha realmente cometeu um erro jurídico em ato como presidente da câmara dos deputados? Creio que não, como presidente eleito usou o "poder" para colocar os líderes contra a parede, e os forçou a voltarem atrás, foi isso que aconteceu. Nascituro relaciona-se a um ser vivo, com coração, sistema nervoso, etc, totalmente indefeso, e totalmente dependente da sociedade para ter seu direito mais importante respeitado: sua vida. continuar lendo

Triste perceber o poder deste homem... continuar lendo