Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Lei em Belo Horizonte dá isenção de IPTU a moradores de casas com quintal verde

A lei é uma forma de agradecimento aos moradores que contribuem para um mundo mais ecológico. Não seria bom se o país todo aderisse a ela?

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Lei em Belo Horizonte d iseno de IPTU a moradores de casas com quintal verde

No meio da cidade grande onde o que mais se vê é concreto, qualquer jardim com lindas plantas já é válido. Nas capitais, por exemplo, os parques são extremamente valorizados, e infelizmente vemos que os prédios estão sempre crescendo, ofuscando o verde dos bairros.

Mas lembre-se, nem tudo está perdido! Há algumas iniciativas que podem incentivar a volta do verde para as cidades. Em Belo Horizonte, por exemplo, aqueles que possuem casas com quintais verdes são agradados com a isenção do pagamento do IPTU. Todo mundo sabe que o imposto está cada vez mais caro, e essa lei da capital mineira é uma ótima medida para incentivar a valorização dos espaços verdes.

A lei já é antiga, já tem por volta de 20 anos, mas poucos dos que moram na cidade têm conhecimento dela. De acordo com a prefeitura, isso é uma forma de agradecer àqueles que contribuem para o clima da cidade, já que espaços assim ajudam na melhora do ar, diminuem o calor e auxiliam na absorção da água da chuva, além de outros benefícios. Dados da prefeitura também apontam que menos de 10 donos de chácaras e sítios com espaços extensos de verdes fazem uso dessa lei.

Porém não é todo quintal verde que se enquadra nessa medida. É preciso que ele esteja em acordo com a Reserva Particular Ecológica da legislação municipal. Então, se você mora em Belo Horizonte, busque se informar quanto à lei para receber a isenção!

O que você acha? Não seria uma ótima ideia se todas as cidades do Brasil possuíssem essa lei? Comente!

Fonte: vivernaboa

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5798
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-em-belo-horizonte-da-isencao-de-iptu-a-moradores-de-casas-com-quintal-verde/261322465

Informações relacionadas

JurisWay
Notíciashá 12 anos

Idoso com mais de 65 anos proprietário de imóvel pode pedir isenção de IPTU

Lediane Cebalho, Advogado
Modeloshá 4 anos

BPC

Flavio Marcelo Guardia, Advogado
Artigoshá 8 anos

Mitos e verdades sobre ação revisional de financiamento de veículos.

Ação de Suprimento de Outorga Conjugal - Modelo, Tutorial e Fundamentação

Igor de Oliveira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Pedido de Alvará Judicial para Encerramento e Baixa da Empresa Sociedade

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que Camila Vaz pode melhorar o texto acrescentando um dado muito importante a informaçao: qual lei? continuar lendo

As leis municipais 6.314 e 6.491, de 1993, dispõem sobre a instituição de reservas particulares ecológicas e os benefícios que os moradores ganham como contrapartida por preservar o meio ambiente.

Informações na página:

http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/quintais-verdes-da-capital-mineira-estolivres-do-iptu-1.198580 continuar lendo

Uma boa idéia. Merece divulgação. continuar lendo

seria uma otima idéia Camila, o problema que nem todo mundo tem quintal em suas casas,ai vai plantar arvores aonde? continuar lendo

Camila, por gentileza, se não for pedir demais, envie para meu email: rogeriomedeiroscabral@yahoo.com o texto de Lei, pois pretendo fazer sugestão à Câmara de Vereadores do meu município. continuar lendo