Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O país que proibiu que seus cidadãos usem o Facebook e o WhatsApp

Não é a China. Bangladesh decidiu bloquear os serviços para evitar a ação de criminosos. Mas motivação pode ser política.

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

O governo de Bangladesh resolveu radicalizar no combate à inovação tecnológica. Enquanto nos outros países o debate do momento é a regulamentação (ou proibição) do Uber, os alvos no país asiático são Facebook, Whatsapp, Viber e outros serviços de comunicação.

No dia 11 de novembro, o primeiro-ministro Sheikh Hasina afirmou que várias redes sociais foram introduzidas no país, “mas os aplicativos começaram a ser utilizados por criminosos”. A reação óbvia – e nada sensata – foi proibir o funcionamento desses serviços “por alguns dias, para prender os delinquentes”.

A ação tem tudo para ter motivações políticas. Dois conhecidos líderes políticos da oposição foram condenados à morte e executados neste sábado, o que gerou protestos. Interromper o acesso às redes sociais seria uma forma de evitar manifestações ainda maiores.

O governo de Bangladesh obrigou as empresas provedoras de internet a bloquear o acesso aos sites no dia 18 de novembro. Segundo o organização Global Voices, a proibição – que ainda está em vigor – interrompeu por engano o acesso a qualquer site da internet por mais de uma hora.

A estratégia já foi usada em outros lugares, como Turquia e Paquistão. Por pouco não aconteceu no Brasil: em fevereiro, um juiz do Piauí mandou tirar o Whatsapp do ar em todo país, mas a decisão foi revogada. Prevaleceu o bom senso.

Fonte: EPOCA

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações194
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-pais-que-proibiu-que-seus-cidadaos-usem-o-facebook-e-o-whatsapp/260384787

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)