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24 de Abril de 2024

Cade abre processo para investigar conduta de taxistas contra o Uber

Eles teriam usado “meios abusivos” para barrar aplicativo no mercado. Apuração também envolve a atuação de sete entidades da categoria.

Publicado por Camila Vaz
há 8 anos

Cade abre processo para investigar conduta de taxistas contra o Uber

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo administrativo nesta sexta-feira (20) para investigar condutas anticompetitivas praticadas por taxistas e entidades da categoria. Segundo o Cade, eles teriam se utilizado de “meios abusivos para excluir e barrar a entrada do aplicativo Uber no mercado”.

O órgão entende que, enquanto o impasse jurídico sobre a legalidade da Uber não for resolvido, “a empresa deve ser considerada uma concorrente como qualquer outra e não pode ser alvo de condutas anticompetitivas previstas na Lei de Defesa da Concorrência”.

A investigação teve início após denúncia apresentada pela empresa Uber do Brasil Tecnologia Ltda., pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

O Cade informou que, a partir de agora, os acusados serão notificados para apresentar a defesa deles. Ao final do processo, a Superintendência irá opinar pela condenação ou pelo arquivamento do caso. A decisão final caberá ao Tribunal Administrativo do Cade.

Abuso de direito

Até agora, a Superintendência verificou suposto abuso de direito de petição em três ações judiciais movidas por representantes da categoria. “Essas ações apresentaram o mesmo objeto e foram ajuizadas em diferentes foros, possivelmente para burlar as regras judiciais de distribuição e julgamento com o objetivo de dificultar a defesa da Uber e de obter decisão favorável contra a empresa”, informou o Cade.

Violência e ameaças

Além disso, há evidências de que alguns taxistas “teriam empregado violência e grave ameaça contra motoristas da Uber e passageiros do aplicativo”, gerando “um clima real de ameaça à atuação de rivais”. A situação, conforme o Cade, “poderia causar efeitos anticoncorrenciais de obstrução da entrada e do desenvolvimento da empresa no mercado, além de limitar a escolha dos consumidores”.

Ainda de acordo com o Cade, os indícios sugerem que algumas entidades que representam os táxis e seus dirigentes contribuíram “de maneira relevante” para a prática das irregularidades.

Investigados

Estão sendo investigados no processo administrativo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo (Simtetaxis-SP); o Sindicato dos Permissionários de Taxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi-DF); a Associação Boa Vista de Táxi (Ponto 1813), bem como o presidente dessa entidade, José Renan de Freitas; o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo (Sinditaxi-SP) e o seu presidente, Natalício Bezerra Silva; o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG) e seu presidente, Ricardo Luiz Faedda; o Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sindicavir); e a Associação de Assistência aos Motoristas de Táxi do Brasil (Aamotab) e seu presidente, André de Oliveira.

O G1 entrou em contato com as entidades e os dirigentes envolvidos e aguarda retorno.

Prós e contras

Os taxistas reclamam de concorrência desleal e de queda no número de corridas, e criticam o fato de motoristas do Uber não serem obrigados a passar pelo longo e caro processo de obtenção de alvará, nem terem de seguir as regras cobradas dos taxistas.

Por outro lado, usuários e defensores afirmam que o serviço tem qualidade superior e muitas vezes preço mais baixo. Muitos dizem que é o equivalente a contratar um motorista particular, o que não seria ilegal.

Fonte: G1

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Notíciashá 6 anos

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11 Comentários

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O Uber só nasceu por uma deficiência no transporte público. Querer bani-lo é acabar com a concorrência e privilegiar os maus prestadores de serviço. continuar lendo

pros taxista do DF se tornarem ruins eles precisam melhorar muito continuar lendo

Acredito que o uso de UBER deve ser legalizado, contudo, a legislação de trânsito exige que os motoristas profissionais de transporte coletivo de passageiros devem fazer curso especializado.

Assim, os motoristas que usam UBER devem fazer o curso, se não teremos uma violação à legislação de trânsito.

Claro que o curso não tem diminuído à violência no trânsito terrestre. Somos um país grotescamente desumano no segmento social trânsito terrestre. Motoristas de ônibus, que também devem ter o curso, não todos, cometem infrações de trânsito diversas. Além disso, agem com descaso aos passageiros, e os acidentes são notórios.

O trânsito terrestre tem se demonstrado como termômetro da personalidade brasileira, e o termômetro está quase estourando pela temperatura de descaso à vida. continuar lendo

Legalizado? Oras entendo que se não é proibido, então é permitido não é isto? continuar lendo

Eduardo Rocha:
Legalizado para acabar com as discussões. Infelizmente não há maturidade democrática. Os brasileiros estão acostumados a fazer o que a lei permite. O art. 5º, II — em concordância com o que você mencionou — permite aos administrados fazerem tudo o que a lei não proíba, mas, como disse alhures, precisa de maturidade democrática, que se consegue com aprendizado. continuar lendo

esses taxistas que estão contra o uber são permissionários que exploram os auxiliares com diárias astronômicas.
agora os auxiliares veem uma possibilidade de ganhar dinheiro menos sofrido e curtir um pouco mais a família trabalhando menos.
por isso esse "fuzuê" todo dos donos de carro, que vão ter que trabalhar mais e explorar menos. continuar lendo

As diárias dos táxis de 120 reais são uma exploração contra os próprios taxistas iniciantes, e é ilegal e é praticado. continuar lendo

Um erro não justifica outro. O Uber é legal, autorizado em lei e as as mesmas obrigações que os taxistas? O o taxista que deve ser criminalizado? Está de cabeça para baixo o Brasil..... continuar lendo