Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Inspire-se: Filho de pedreiro e catadora se forma em direito e homenageia pais no PI

Publicado por Camila Vaz
há 9 anos

Filho de pedreiro e de catadora de castanhas, o estudante de direito Ismael do Nascimento Silva, 25, emocionou quem estava presente na colação de grau dele ocorrida em Teresina (PI), na noite da última sexta-feira (11). O jovem subiu no tablado da área de entrega do diploma carregando um banner destacando a origem humilde da família. "O filho do pedreiro com a catadora de castanhas também venceu", dizia a faixa com a hastag #MeusPaisMeusHeróis.

A história de superação de Silva ganhou as redes sociais no fim de semana com a divulgação das fotos da formatura pela empresa que registrou as imagens. A fotografia dele com a faixa está com centenas de compartilhamentos e mensagens parabenizando-o pela conquista.

Em entrevista ao UOL, nesta segunda-feira (14), Silva disse estar assustado com a repercussão da homenagem que fez aos pais porque queria mostrar "que profissão deles também é digna e que todos podem conseguir superar as dificuldades".

"Meus pais me deram oportunidade para que eu conseguisse me formar em direito. Apesar de não terem condições, me deram assistência financeira para me manter no curso. Os dois entraram na colação de grau comigo porque são meus maiores exemplos de humildade, honestidade, dedicação e amor", afirmou o novo advogado.

A mãe dele cursou até o 3º ano do ensino fundamental e o pai até o 1º ano do ensino médio. Silva é o primeiro da família a concluir um curso superior. "Eles estão muito orgulhosos e eu também porque passei no exame da OAB quando estava no 9º período." No dia 11 de agosto, ele recebeu a carteira da ordem para poder exercer a profissão já depois da formatura.

"Minha vida não foi fácil. Aos 10 anos comecei a trabalhar para ajudar a minha mãe, pois meus pais são separados. Vendi 'sacolé', espetinho de carne, milho cozido. As dificuldades financeiras me incentivaram a estudar. Estou na metade do meu projeto de vida ainda, com essa formatura, mas ainda quero passar num concurso público para ter estabilidade e organizar a vida financeira da minha família", contou Silva.

Ele cursou direito em uma faculdade particular em Teresina como bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação. Para pagar o transporte, os livros e demais materiais durante o curso, o estudante elaborava apostilas com o conteúdo dado em sala de aula e vendia aos colegas. Ele também conseguiu uma vaga como instrutor de Badminton num clube próximo à faculdade.

"Tinha dias em que eu não tinha sequer o dinheiro da passagem de ônibus. Como eu saía cedo da manhã para estudar na biblioteca, já ficava para as aulas do curso à tarde. Ficava sem me alimentar até chegar em casa à noite. No segundo ano, a dona da cantina soube da minha história e eu passei a almoçar de graça. Além da minha força de vontade, sempre tive pessoas que me ajudaram, como meus pais, os colegas da turma, professores e anjos que iam surgindo a cada vez que aparecia algum obstáculo", conta o advogado.

Este ano, Silva conseguiu passar numa seleção na Procuradora Geral de Teresina, onde foi estagiário por sete meses, e este mês começou a trabalhar como assessor direto do procurador-geral do município, em um cargo comissionado. Apesar de já estar trabalhando na procuradoria, os advogados Evandro Melo, Eufrásio Neto e Anderson Souza, colegas de sala de aula de Silva, convidaram sem ônus o jovem advogado para fazer parte do escritório que abriram na zona Leste de Teresina, área nobre da capital.

"Apesar da minha dificuldade financeira, eu nunca me fiz de oportunista para conseguir as coisas. As pessoas observam minha determinação e ajudam. Tenho muita gratidão por tudo. Para mim não tem tempo ruim, sou movido a sonhos e a determinação", disse Silva.


Fonte: UOL

  • Publicações375
  • Seguidores4386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações659
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inspire-se-filho-de-pedreiro-e-catadora-se-forma-em-direito-e-homenageia-pais-no-pi/232752662

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como ele existem vários outros milhares de exemplos brasileiros que sabem aproveitar as oportunidades criadas pelo Governo Federal que vão muito além do Bolsa Família, Mais Médicos, Prouni, Pronatec, Fies, Jovem Aprendiz, Cotas, Transposição do Rio São Francisco, Ferrovia Transnordestina e afins.

Essa é a verdadeira política do "ensinar a pescar"!!!

Esses são resultados reais que fazem uma nação desenvolver-se verdadeiramente mais justa e igualitária para todos.

É uma pena uma grande parte de nossa "elite" BURRA recusar-se a admitir isto e tenta distorcer os fatos com impeachment, ditadura, bonecos infláveis e outros derivados de um revolta eterna desde a derrota eleitoral em 2002!!!! Tendo seu pico agora em 2014-2015 a reboque da pior crise econômica desde 1929, agregados a um Congresso Nacional comandados por Corruptos travestidos de defensores da ética e da moral!!! Que tem como objetivo próximo a construção de Shopping no Congresso - O ParlaShopping.

Essa gritaria com ódio seletivo já está ficando patética!!! continuar lendo

Excelente comentário, o ódio precisa ser afastado com histórias como esta e muitas mais que existem por aí... continuar lendo

O mérito é dele e não desse Governo. Eu também faço meu curso pelo PROUNI e afirmo que isso é só uma tentativa descarada de ajudar a consertar o erro, pois este começa desde o ensino básico em escolas públicas horríveis. Ao invés de corrigir o erro na fonte, tentam remediar muitos anos depois. Deveriam oferecer um ensino digno e tornar todos aptos a concorrer em pé de igualdade com escolas particulares. continuar lendo

Como disse o colega acima, o mérito é do rapaz. continuar lendo

Eis mais uma prova de que esquerdo-petistas são sabem ver o problema da raiz. Como disse o colega acima, a maioria destes programinhas de panela são uma tentativa descarada de encobrir o erros. Algo tão simples de se ver, mas não veem.

Retardo intelectual não seria uma boa definição. A definição é algo mais abstrato que nem a psicologia consegue desvendar. continuar lendo

Imaginem quantos não teriam esta oportunidade se não fosse a roubalheira desenfreada desse país. Se não fosse cortado orçamento da educação pra manter mordomias de governantes, empréstimos privilegiados do BNDES, tapar rombo da Petrobrás, etc. continuar lendo

Esplêndido, são seres assim que nos inspiram !
Parabéns Camila continuar lendo

Parabéns Ismael, este tipo de exemplo dá a certeza que nossa raça ainda tem salvação. Obrigado Camila. continuar lendo